vacinacao clinicahilstCastração

Você sabia que uma gata pode entrar no cio apenas com 6 meses de idade e ter 4 ninhadas por ano o que pode significar mais 20 gatinhos nascidos todo ano? Em 5 anos apenas uma gata pode ter 100 filhotes! A esterilização ou castração é definitiva e a melhor opção para seu animal, seja uma gatinha ou uma cadelinha.

Além do controle de natalidade a castração oferece muitas outras vantagens:

  • Evita ou diminui bastante a incidência de tumores de mamas nas fêmeas. Se a castração for feita antes do primeiro cio há estudos que relatam que não ocorrem tumores de mama em 100% dos casos!
  • Evita os sangramentos e desvios de comportamento pois o animal não entra mais no cio!
  • Evita infecções uterinas
  • Os machos ficam mais caseiros e calmos diminuindo muito as saídas para a rua e consequentemente as brigas e atropelamentos
  • Os machos não demarcam território se a castração for feita antes da puberdade. Se for feita após a puberdade, podemos conseguir diminuição na demarcação, porém alguns animais ainda o fazem. 
  • Evita tumores de próstata

 

Como é feita a castração na Clinica Veterinária Hilst?

O procedimento é rápido e o animal normalmente pode tem alta no mesmo dia não precisando ficar internado. 

Usamos apenas anestesia inalatória que é mais segura, rápida e indolor. Todos os pacientes são canulados (ou seja, é colocado no soro para termos uma via de fácil acesso aos medicamentos), sedados e anestesiados. 

Logo depois é feita tricotomia (retirada dos pêlos do abdômen nas fêmeas e nos testículos dos machos), limpeza e antissepsia do local. Utilizamos material esterilizado em autoclave conforme recomendações da vigilância sanitária. 

Em seguida, no caso da fêmea é feita uma incisão no abdômen por onde será retirado o útero e os dois ovários. E no caso do macho são retirados os dois testículos mantendo a bolsa escrotal.


Em todos os casos são aplicados medicações para analgesia e antibióticos. São recomendados alguns cuidados no pós-operatório como uso de roupas cirúrgicas ou colar protetor, curativo tópico com mertiolate, medicação analgésica e alguns casos antibióticos. Em 10 dias os pontos externos são retirados.

O procedimento cirúrgico é rápido e muito seguro.

Agende uma avaliação pré-operatória sem compromisso e converse com um médico veterinário para maiores detalhes!

 


Dúvidas Sobre Castração:

• Castração faz bem?

A castração tem muitos benefícios tanto para os machos quanto para as fêmeas. Para os machos diminuí a possibilidade de problemas na próstata e para fêmeas, se forem castradas antes do primeiro cio, diminuiu grandemente as chances de câncer de mama.

 

• À partir de quando podem ser castrados?

Completando-se o esquema vacinal do filhote, depois da avaliação prévia do médico veterinário, o paciente já pode ser submetido ao procedimento.
Geralmente segue-se esta média de idade:
Cães fêmeas: com aproximadamente 6 a 9 meses, e de preferência antes do primeiro cio.
Cães machos: com aproximadamente 5 a 10 meses.
Gatos fêmeas: com aproximadamente 4 a 6 meses, e de preferência antes do primeiro cio.
Gatos machos: com aproximadamente 4 a 5 meses.

 

• Meu animal já é idoso. Vale à pena castrar? A anestesia perigosa para eles?

Vale a pena castrar sim. Cadelas e gatas de mais idade tem maiores chances de infecção uterina e cães deinfecção de próstata. O protocolo anestésico em pacientes idosos é especial e bem avaliado, sendo realizado com segurança.

 

• Precisa estar com a vacinação em dia em pacientes adultos?

O ideal é que o animal seja corretamente imunizado durante toda sua vida. Caso a vacina esteja atrasada, atualize e depois de 15 dias agende a castração.

 

• Precisa esperar a primeira cria ou o primeiro cio para castrar?

Muitos dizem que as fêmeas precisam ter pelo menos uma cria. Isto não é verdade e não passa de um mito. Se você não tem interesse reprodutivo no seu animal, castre o quanto antes.

 

• As fêmeas podem ser castradas no cio?

A castração durante o cio é contra indicado devido as alterações das taxas hormonais no organismo do animal levando a complicações trans e pós operatórias.

 

• Saindo do cio, quando tempo depois posso castrar meu animal?

O recomendado é que se espere 2 meses para que as taxas de hormônio se normalizem.

 

• Depois da castração, meu cão ou gato vai parar de urinar pela casa demarcando território?

Na maioria das vezes sim. Depois de castrado, os machos perdem o extinto de disputa por território e por fêmeas evitando brigas, fugas, demarcação de território (urinar pela casa e móveis) e transmissão de doenças.

 

• Castrando o cão ou o gato ele vai ficar mais sedentário e não vai mais brincar?

Castrando ele pode ficar um pouco mais sedentário sim. Mas você pode ajudá-lo estimulando com passeios, brincadeiras e cuidando da alimentação para evitar a obesidade.

 

• Depois da castração, minha cachorra ou gata vai entrar no cio?

Não. Na castração é removido os ovários e útero, levando a esterilidade. Portanto, o paciente não terá mais ciclo hormonal.

 

• Não quero castrar agora. Posso aplicar injeções para minha cachorra ou gata não emprenhar?

A aplicação de injeções de hormônios para não entrar no cio são contra indicadas por levar a uma série de consequências graves. O melhor método e mais eficaz é a castração.

 

• A anestesia é perigosa?

Toda anestesia tem riscos, mas o protocolo adotado é bastante seguro e durante todo período anestésico vários parâmetros são monitorados para que o procedimento seja tranquilo e seguro.

 

• Como é o pré e pós operatório?

Quando decidir castrar seu animalzinho procure uma clínica veterinária de confiança. Ele passará por uma avaliação clínica e será realizado exames de sangue para saber se ele está apto para a anestesia geral e para o procedimento cirúrgico. É necessário um período de jejum de água e ração que será informado pelo médico veterinário. No pós operatório será medicado via oral por alguns dias, precisará de cuidados com a ferida cirúrgica e sempre é indicado o uso de roupa cirúrgica ou colar elizabetano. Na maioria das vezes não é necessário internamento e o paciente já pode ir para casa, tranquilo, no mesmo dia. A retirada de pontos acontece 10 dias após.

 

• Quanto tempo demora a cirurgia?

O procedimento nos cães machos demora em média 40 a 50 minutos; nos cães fêmeas de 1h a 1h30. Nos gatos machos 40 minutos e nos gatos fêmeas 1h.